quinta-feira, 22 de maio de 2008

Estação Ferroviária de Guaratinguetá em 2004

Esta imagem foi realizada no apice do descaso em 2004  e acredito que a divulgação da imagem feita pela imprensa contribuiu com o  processo de restauração, uma vez que de fato, coincidentemente ou não,  o processo burocratico foi vencido  e as obras iniciaram após sua divulgação. O prédio será devolvido à cidade  no dia 24 de maio de 2008 e abrigará um centro cultural.


Blogged with the Flock Browser

Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura agita São Francisco Xavier, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura

Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura agita
São Francisco Xavier, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura

Nos dias 30, 31 de maio e 1º de junho, o charmoso distrito de São José dos Campos (SP) recebe evento inédito e gratuito com escritores consagrados, shows e atividades para crianças


O público raramente tem a oportunidade de conhecer e conversar com seus escritores favoritos. Para promover a interação entre artistas e leitores, além de incentivar o prazer da leitura, será realizado o primeiro Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura, nos dias 30, 31 de maio e 1º de junho (sexta-feira a domingo), na praça central do pequeno distrito de São Francisco Xavier (138 km de SP), em São José dos Campos. Toda a programação é gratuita e pode ser conferida no  HYPERLINK "http://www.cultura.sp.gov.br" www.cultura.sp.gov.br. Uma linha especial de ônibus (São José dos Campos – São Francisco Xavier) vai levar o público visitante que não se hospedar no distrito para aproveitar o evento.

Milton Hatoum, Fernando Morais, Moacyr Scliar, Jorge Caldeira, Nelson Motta e Marçal Aquino, entre outros, fazem parte do time de escritores consagrados que marca presença no evento. Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, com apoio da Prefeitura de São José dos Campos e da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, o Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura é composto por uma programação gratuita variada, para todos os gostos e idades, com debates entre escritores e público, shows, sessões de autógrafos e atividades para crianças.

A programação é realizada em cinco espaços, localizados no centro do distrito: a Tenda Mantiqueira Literária abriga os debates; a Tenda da Livraria Saraiva é o local de lançamento dos livros e sessões de autógrafos, além de oferecer diversos produtos; o Espaço Mantiqueira Infantil reúne as atividades infantis; enquanto os shows acontecem no Espaço Mantiqueira Musical e no Bar e Restaurante Photozofia.

Os debates relacionam Literatura com outras artes e temas como: Cinema, com Suzana Amaral, Moacyr Scliar e Marçal Aquino; Bossa Nova, com Fernanda Takai, Nelson Motta e Zuenir Ventura; História, com Fernando Morais e Jorge Caldeira; Televisão, com Mario Prata, Bruna Lombardi e Lauro César Muniz.

“O estímulo à literatura faz parte de nossa preocupação em apoiar todos os segmentos culturais com ações específicas, voltadas para a formação de público", diz o Secretário de Estado da Cultura, João Sayad. “Queremos estimular o hábito da leitura e permitir que escritores talentosos de nosso país tenham um local charmoso para este encontro com o público”, completa.

Para esquentar ainda mais o Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura, serão realizados shows de Fernanda Takai cantando Bossa Nova, Kátia B, Orquestra Sinfônica de São José dos Campos, e a poeta Alice Ruiz acompanhada da cantora Alzira Espíndola.

Entre as atividades infantis, Kátia Canton conduzirá a Oficina Monstruário, atividade realizada a partir do livro “Monstruário”. Com bom humor, o livro traz um "mostruário de monstros", uma catalogação de medos, preconceitos e maus pensamentos retirados do dia-a-dia e do imaginário das pessoas. As crianças e seus familiares criarão novos monstros caseiros, com o corpo dividido em partes, para serem misturadas entre os participantes. Por fim, os monstros serão expostos em um varal.

Segundo o responsável pelo Festival, André Sturm, Coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural (UFDPC), a realização do Festival reflete o momento fértil da literatura em São Paulo. "Queremos estimular o turismo cultural em São Francisco Xavier, com ênfase na literatura. A proximidade com São Paulo e outras cidades do Vale do Paraíba vai permitir que as pessoas passem o dia ou o final de semana no local, aproveitando as atividades, a paisagem e os shows", afirma.

Durante o Festival, os escritores Marcelino Freire, Ivana Arruda Leite e Alice Bandini coordenarão oficinas exclusivas para estudantes, professores e profissionais que trabalham em bibliotecas de acesso público.  Os 90 selecionados, 30 em cada categoria, foram revelados no Concurso Festival da Mantiqueira - Diálogos com a Literatura, como autores das melhores frases para a pergunta: "Por que você quer participar do Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura?". Os vencedores foram convidados pela APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte), com patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura, para participar do Festival com suas despesas pagas.

Também como parte da programação, serão lançados quatro livros editados por meio do PAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura): “O tropeiro que não era aranha nem caranguejo”, de Mouzar Benedito, “Onde moram os tatus”, de Ivan Camargo Gonçalves, “As sete sombras do gato”, de Jeanette Rozsas e “Morrer em Praga”, de J. B. Gelpi e Jeanette Rozsas.



PROGRAMAÇÃO



SEXTA-FEIRA (30.05)


Atração
Horário
Local
ABERTURA: Poesia em Cena
com Cia Teatral As Graças
às 20h30
Tenda Mantiqueira Literária
(400 lugares)
Show: Espacial
Kátia B
às 21h30
Espaço Mantiqueira Musical
(2000 lugares)


SÁBADO (31.05)


Atração
Horário
Local
Diálogos Literatura e Cinema:
Suzana Amaral, Moacyr Scliar e Marçal Aquino
às 11h
Tenda Mantiqueira Literária
(400 lugares)
Infantil: Poemas para Brincar
com Cia Teatral As Graças
às 12h
Espaço Mantiqueira Infantil
(30 lugares)
Infantil: Conta e Reconta Histórias
com Lídia Engelberg
às 14h
Espaço Mantiqueira Infantil
(30 lugares)
Diálogos com Milton Hatoum
às 15h
Tenda Mantiqueira Literária
(400 lugares)
Lançamento de livros editados por meio do PAC
às 16h
Tenda Livraria Saraiva

Diálogos Literatura e Bossa Nova:
Fernanda Takai, Nelson Motta e Zuenir Ventura
às 17h
Tenda Mantiqueira Literária
(400 lugares)
Show: Paralelas
Alice Ruiz e Alzira Espíndola
às 19h30
Bar e Restaurante Photozofia
(60 lugares)
Show: Onde Brilhem os Olhos Seus
Fernanda Takai canta Bossa Nova, homenagem a Nara Leão
às 22h
Espaço Mantiqueira Musical
(2000 lugares)


DOMINGO (01.06)

Atração
Horário
Local
Diálogos Literatura e História:
Fernando Morais e Jorge Caldeira
às 11h
Tenda Mantiqueira Literária
(400 lugares)
Infantil: Oficina Monstruário
com Kátia Canton
às 11h
Espaço Mantiqueira Infantil
(30 lugares)
Diáologos com Marcelo Rubens Paiva
às 14h
Tenda Mantiqueira Literária
(400 lugares)
Diáologos Literatura e TV:
Mario Prata, Bruna Lombardi e Lauro César Muniz
às 16h
Tenda Mantiqueira Literária
(400 lugares)
Show: O Maestro Soberano Tom Jobim
Orquestra Sinfônica de São José dos Campos e Coro Jovem da Fundação Cultural Cassiano Ricardo
às 18h
Espaço Mantiqueira Musical
(2000 lugares)

 


SERVIÇO


Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura

Data: 30, 31 de maio e 1º de junho

Local: São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos (localizado a 138 km de São Paulo e 59 km do centro de São José dos Campos)

Como chegar: De São Paulo siga para São José dos Campos pela Via Dutra BR-116 ou pela Rodovia Carvalho Pinto SP-70. De São José dos Campos o principal acesso é pela SP-50, estrada velha de Campos do Jordão, até chegar à cidade de Monteiro Lobato. Siga pela SJC-150, Estrada Vereador Pedro David até São Francisco Xavier.

Tendas: endereços e capacidade
Tenda Mantiqueira Literária: Praça Cônego Antônio Manzi, Centro – 400 lugares
Tenda Livraria Saraiva: Praça Cônego Antônio Manzi, Centro
Espaço Mantiqueira Musical: Praça Cônego Antônio Manzi, Centro – 2000 lugares
Espaço Mantiqueira Infantil: Rua XV de Novembro, 50, Centro – 30 lugares
Bar e Restaurante Photozofia: Largo São Sebastião, 105, Centro – 60 lugares

Transporte público: Uma linha especial de ônibus ligará São José dos Campos a São Francisco Xavier durante os três dias do Festival. Os ônibus saem do Parque da Cidade Burle Marx - Av. Olívio Gomes, s/nº, Santana, com intervalos de 1 hora. A viagem é grátis.

Onde se hospedar:   HYPERLINK "http://www.sjc.sp.gov.br" www.sjc.sp.gov.br, no canal turista

Ingressos: gratuitos (retirar senha para os debates e atividades infantis uma hora antes do início das atividades na Casa de Cultura de São Francisco Xavier)


Assessoria de Imprensa
Luciana Branco –  HYPERLINK "mailto:luciana@lucianabranco.com.br" luciana@lucianabranco.com.br
Analu Andrigueti –  HYPERLINK "mailto:analu@lucianabranco.com.br" analu@lucianabranco.com.br
Letícia Pontes –  HYPERLINK "mailto:leticia@lucianabranco.com.br" leticia@lucianabranco.com.br
Camilla Mortean –  HYPERLINK "mailto:camilla@lucianabranco.com.br" camilla@lucianabranco.com.br
Tel: 11 3881 9903



Blogged with the Flock Browser

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Prova final (Padre Fred)

ola amigos:

que surpresa gostosa hoje cedo - segunda feira - dia 19 de maio - ao entrar pela High Street, que e a rua principal e de entrada do centro de Oxford e ver aquelas centenas e centenas de jovens - rapazes e mocas - todos muito bem vestidos,todos de beca, os mocos todos de terno preto e camisa social branca com gravata borboleta branca, usando aqueles chapeus quadrados e todos eles, com um cravo na lapela...
Estavam todos de cravo branco...
Amanha estarao de cravo cor de rosa...
e conforme vao terminando... se forem alunos dos ultimos anos que nao vao mais ter exames pra fazer, que concluiram mesmo o curso, usam cravo vermelho e, me contaram que a tradicao manda que qualquer pessoa... seja colega de universidade ou mesmo qualquer cidadao que viva em Oxford, tem o direito de jogar nele ou nela, com a beca e tudo ovos e farinha de trigo.... e eles recebem aquilo com a maior alegria pois, afinal... venceram.
Ha uma moca de nossa comunidade brasileira que e "scout"...
Deixe-me falar um pouco do "scout"...
Nos inicios da universidade, la na idade media, quando um aluno rico vinha para a universidade e ia morar num "college", normalmente - por ser rico - vinha com ele e se hospedava pelas hospedarias e estalagens da cidade ou arredores, um empregao que fazia a limpeza do quarto e lavava as roupas... As alimentacoes sempre foram feitas nos grandes "halls" dos "colleges"...
Havia maes estremosas e extremadas que vinha pessoalmente cuidar de seus filhos... o que levantava altas suspeitas de algum tipo de edipianismo ... Mas tudo se contornava com grandes doacoes e dotacoes para a biblioteca ou para os investimentos em estudos... No auge da era romantica, as maes nao vinham mais e manter empregados em hospedarias ou em pequenas casas de campo era um desproposito que somente senhores feudais eram capazes de sustentar... Como tudo era romantismo mesmo, entao se conta que cada aluno arranjava ou conquistava um "amigo", geralmente mais novo e de classe mais pobre, mas nem por isso menos gracioso e com bons dotes ... para que este jovenzinho entao fizesse este trabalho menos digno ou menos importante para seus notaveis patroes(zinhos)... Esses jovens e que receberam o nove de "scouts"... Mas a era vitoriana muito puritana e muito exigente nos valores morais (pelo menos nos exteriores ou publicos) fez com que esta pratica fosse sendo aos poucos proibida pela universidade enquanto instituicao... Comecaram a vir as mocas e senhoras que precisavam trabalhar e, morando nos arredores da cidade, vinham uma ou duas vezes por semana pra fazer este trabalho... de preferencia na hora em que o aluno estivesse em sala de aula...
Hoje quem faz este trabalho, agenciadas por uma "divisao" do proprio "college", sao em grande parte as senhoras e mocas estrageiras que vem a este pais para trabalhar...
E uma dessas senhoras, uma lider da comunidade dos catolicos brasileiros em Oxford e uma das, hoje "scouts"... Pois bem, ela me contou que a semana passada dava ate do de ver aqueles rapazes e mocas, horas e horas a fio debrucados sobre seus livros ou digitando seus computadores, em seus quartos, porque hoje... segunda feira, comecam os exames de fim de termo ou semestre...
Isto vai fim de maio e metade de junho... dai as notas, as re-chamadas, etc e tal... e entao ferias de verao.... julho e agosto dizem que esta cidade fica vazia de estudantes ... e "alagada" de turistas de todo lugar que vem ver a beleza destes predios maginificos e desses jardins exuberantes... Vamos ver.

Mas antes disso, quero ver a mudanca da cor dos cravos... nao vou jogar trigo nem ovo porque, sempre mais velho pra minha idade, nunca gostei dessas coisas desorganizadas ou avacalhadas... sempre gostei, apesar da origem pobre, sempre gostei de tudo muito bonito, limpo, organizado, elegante.... e sujeira e gozacao.... nao sao comigo nao. Nao condeno e nem critico.... mas ficar melado, grudando, sujo... num momento de vitoria como este... Pra mim seria, primeiro um pensamento de gratidao a Deus... uma palavra de gratidao aos pais e aos mestres... e depois um bom jantar, a luz de velas, com uma champagne bem gelada...e um belo menu, ao som de um piano bem suave... celebrando a vitoria com que mais a gente quer bem....
Que diferenca faz o gosto, nao e?
Como e gostoso ter bom gosto... como ha tantos que nao sabem viver a vida e pensam que "aprontando" esta tirando o melhor dela.... e no fim... so fica a roupa suja... e, muitas vezes a gosto amargo na boca de ter feito algo que acabou tao rapido e nao deixou nada a nao ser ... talvez.... vergonha ou dor.
E como e bom ter do que se lembrar com carinho e poder falar, como que, falando estivesse a viver de novo todas estas emocoes.... Pois e, devo ser mesmo um tremendo chato que so poderia ser ... padre !!!
Mas e isto ai.... agora olho o jeito que essa gente linda, jovem, forte e cheia de vida vive o seu momento.... e tenho medo que nao tenham do que se lembrar e nem futuro pra se lembrar... Parece que estao procurando o fim tao cedo, tao rapido... tao ja.
Mas dai olho pra mim e digo: "o que estou fazendo aqui?"...
De que adiantou tudo o que que ja se fez ou conquistou???
Gozado nao e? parece que nos nunca estamos satisfeitos...
E e verdade... bem dizia Santo Agostinho: " so teremos a felicidade completa quando virmos Deus..."

Tomara eu aguente o pouco que falta... e mereca esta visao....
para dai entao se poder ter paz.... nao de um momento, da cor de um cravo, ou do estampido de uma garrafa de champagne... mas pra sempre.... no infinito eterno de Deus...

Esta sim, vai ser a prova final!

fred

View Original Article

Blogged with the Flock Browser

1ª Mostra de Cinema de Paraibuna - CARAVANA DO CINEMA BRASILEIRO

1ª Mostra de Cinema de Paraibuna - CARAVANA DO CINEMA BRASILEIRO
23/05, sexta-feira
15h, na Fundação Cultural:
TAINÁ 2: Nesta nova fase da luta contra os piratas de biodiversidade, Tainá enfrenta uma perigosa quadrilha que, para capturar e comercializar espécies raras da fauna amazônica ataca as árvores milenares onde muitos deles se abrigam.  Agora uma pré-adolescente, a indiazinha se divide entre o enfrentamento dos bandidos e a atenção para com a pequenina Catiti, de seis anos, que foge da aldeia querendo imitar Tainá como protetora do meio ambiente.
 
20h, no Largo do Mercado:
GUAPÉ O FILME
A garota Bia tem duas grandes amigas em seu pequeno mundo: Tereza, a irmã com quem mais se identifica, e a grande árvore da Praça da Matriz, onde brinca e se refugia. Sente que está prestes a perder as duas. O motivo é a inundação da cidade onde mora, pelas águas de uma usina hidroelétrica. Tereza, a irmã mais velha, recusa acompanhar a família à outra cidade. Guapé virará um retrato na parede, e para aqueles que moram lá só restará lembranças e a saudade.
NARRADORES DE JAVÉ
Nada mudaria a rotina do pequeno vilarejo de Javé se não fosse o fato de cair sobre ele a ameaça repentina de sua extinção: Javé deverá desaparecer inundado pelas águas de uma grande hidrelétrica. Diante da notícia, a comunidade decide ir em defesa de sua existência pondo em prática uma estratégia bastante inusitada e original: escrever um dossiê que documente o que consideram ser os "grandes" e "nobres" acontecimentos da história do povoado e assim justificar a sua preservação.
 
24/05, sábado, na Fundação Cultural
10h - SE EU FOSSE VOCÊ: Helena (Glória Pires) é casada com o publicitário Cláudio (Tony Ramos) há mais ou menos 20 anos. Apesar dos tradicionais problemas conjugais, o casal parece ser feliz. Mas homem e mulher dificilmente se entendem, o que não muda neste caso. Uma conjunção astral faz com que os dois troquem de corpos. Sem saber como reverter a situação, os dois devem aprender a viver como o outro e, assim, descobrem que não é fácil ser uma pessoa do outro sexo.
 
14h - O ANO EM QUE MEUS PAIS SAIRAM DE FÉRIAS: Em 1970, a maior preocupação na vida de Mauro (Michel Joelsas), de 12 anos, pouco tem a ver com a ditadura militar que impera no País: seu maior sonho é ver o Brasil tricampeão mundial de futebol. De repente, ele é separado dos pais e obrigado a se adaptar a uma "estranha" e divertida comunidade - o Bom Retiro, bairro de São Paulo, que abriga judeus, italianos, entre outras culturas.
 
16h30 - A MÁQUINA: A jovem Karina (Mariana Ximenes) resolve ir embora de Nordestina, uma cidadezinha perdida do sertão, para conhecer o mundo e tentar realizar o sonho de se tornar uma atriz. Antônio (Gustavo Falcão), que a ama, decide dar-lhe o mundo. Para isso, ele sai da cidade e anuncia, em um programa de televisão, que irá fazer uma viagem ao futuro, partindo da praça de Nordestina. Se Antônio fracassar, ele garante que uma máquina da morte o irá destruir, ao vivo, na frente de todos.
 
20h - MEU TIO MATOU UM CARA: Um filme jovem, uma comédia romântica e policial na qual Duca (Darlan Cunha), de 15 anos, tenta provar a inocência do tio (Lázaro Ramos), preso ao confessar ter matado um cara. Duca tem certeza de que o tio está assumindo o crime para livrar a namorada, Soraia (Deborah Secco), ex-mulher do morto. E, no meio de toda essa ação, Duca ainda tenta conquistar o coração de Isa (Sophia Reis), uma colega de escola que parece estar mais interessada em seu amigo, Kid (Renan Gioelli).
 
24/05, sábado, no bairro do Cedro
TAPETE VERMELHO: Quinzinho (Matheus Nachtergaele) tem uma promessa a cumprir: levar seu filho, Neco (Vinícius Miranda), à cidade para assistir a um filme do Mazzaropi. Eles moram num pequeno sítio no interior de São Paulo. Nessa verdadeira odisséia por cidades do interior paulista, ele também leva sua esposa Zulmira (Gorete Milagres), que parte a contragosto, e o burro Policarpo. Na jornada, eles encontram peculiaridades regionais e passam por situações mágicas, relacionadas à crendice popular.
 
Saudações Culturais!
Fundação Cultural “Benedicto Siqueira e Silva”
Praça Monsenhor Ernesto Almírio Arantes, 64 Centro Paraibuna-SP Tel.: (12) 3974-0716
boletimculturalparaibuna@gmail.com www.culturaparaibuna.org.br

 
Blogged with the Flock Browser