quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Semana da Canção Brasileira na Estância Turística de São Luiz do Paraitinga

 

Dia 21 de novembro - quarta-Feira
Arnaldo Antunes
Coreto Elpídio dos Santos
21 Horas         

 

Dia 22 de novembro - quinta-Feira
Luiz Tatit e Convidados
Coreto Elpídio dos Santos
21 Horas         

 

Dia 23 de novembro - sexta-Feira
Chico César
Coreto Elpídio dos Santos
23 Horas         

 

Dia 24 de novembro - sábado
Renato Braz
Coreto Elpídio dos Santos
23 Horas         

 

Dia 25 de novembro - domingo
Palavra Cantada
Show Infantil
Mercado Municipal
11 Horas         

 

Dia 25 de novembro - domingo
Estrambelhados e Galvão
Mercado Municipal
17 Horas         

 

Dia 25 de novembro - domingo
Banda Glória
Coreto Elpídio dos Santos
21 Horas

 

 

Suzana Salles

 

 

OFICINAS
De 19 a 23 de novembro - segunda a sexta
História da MPB
com Sérgio Molina
Antiga Câmara
10 às 12 Horas         

 

De 19 a 23 de novembro - segunda a sexta
Canto coral para crianças
com Elaine Marin
Escolas
das 09 às 11 Horas

        

De 19 a 23 de novembro - segunda a sexta
Composição para crianças
com Tata Fernandes
Escolas
das 09 às 11 Horas   

      

De 19 a 23 de novembro - segunda a sexta
Percussão Corporal para crianças
com Lula Ehrlich
Escolas
das 09 às 11 Horas

 

 

AULAS-SHOW

        

 

21 de novembro - quarta-feira
Chico Saraiva
Capela das Mercês
14 Horas

        

Foto:Kriz Knack
22 de novembro - quinta-feira
Ivan Vilela
Capela das Mercês
14 Horas         


23 de novembro - sexta-feira
Arthur Nestrovski e Celso Sim
Capela das Mercês
14 Horas

 

OFICINA CANTADA

 

Dia 21 de novembro - quarta-Feira
Elaine Marin
Coretinho
16 Horas

        

 

Alzira E
Mercado Municipal
18 Horas

 

Dia 22 de novembro - quinta-Feira
Paulo Padilha
Coretinho
16 Horas

        

Foto:Drika Bourquim

 

Dante Ozzetti
Mercado Municipal
18 Horas

 

Dia 23 de novembro - sexta-Feira
Caipira
Coretinho
16 Horas

        

 

Zé Miguel Wisnik
Mercado Municipal
18 Horas

 

Dia 24 de novembro - sábado
Paranga
Coretinho
16 Horas

        

 

Fabiana Cozza
Mercado Municipal
18 Horas

        

 

Dia 25 de novembro - domingo
Quinteto em Branco e Preto
Mercado Municipal
14 Horas


Natura apresenta a I Semana da Canção Brasileira em São Luiz do Paraitinga

Evento contará com shows de Arnaldo Antunes, Chico César e um Festival de Música para revelar novos talentos, além de palestras, aulas-show, oficinas e debates para reflexão sobre a música brasileira.

A Natura promove, entre os dias 19 e 25 de novembro, a I Semana da Canção Brasileira na Estância Turística de São Luiz do Paraitinga, interior de São Paulo. A programação engloba shows com grandes nomes da MPB, como Arnaldo Antunes e Chico César e, para revelar novos talentos, haverá um Festival de Música na cidade, que é um dos principais pólos turísticos do estado de São Paulo, conhecida por abrigar o maior conjunto arquitetônico colonial e pela cultura festiva de seu povo. O evento tem o patrocínio da Natura e é promovido pelo Governo do Estado de São Paulo e pela Secretaria de Estado da Cultura, com apoio da prefeitura da cidade.

Maior patrimônio cultural do país, a música brasileira é reconhecida no mundo todo como principal fonte de ampliação de divisas. Em seu território, músicos, poetas e instrumentistas se reinventam a cada dia, alimentados por infindáveis referências musicais somadas à criatividade nata. Neste momento em que a sociedade rediscute valores sociais e econômicos e o mercado musical se transforma, é fundamental lançar um olhar mais crítico, mais abrangente à canção popular brasileira. A história da formação da música brasileira, a inegável qualidade da poesia criada e cultivada dentro da canção e os possíveis rumos da educação musical no país são a base das reflexões que serão levantadas nos sete dias de evento.

Palestras, aulas-show, oficinas, debates, Festival de Música para revelar novos talentos, grandes shows e uma atenção especial às crianças e ao ensino de música nas salas de aula são os eixos principais que movimentarão a Estância Turística durante o evento, que tem a curadoria da cantora Suzana Salles, legítima representante da música contemporânea no Brasil. “Durante essa semana pretendemos celebrar a canção popular através de várias atividades que deverão contribuir para uma reflexão mais aprofundada do assunto”, explica Suzana.

A I Semana da Canção Brasileira é produzida pela Allucci & Associados, 3D3 Comunicação e Cultura, Vila 6 Comunicação & Arte e TAO MPB Produções.

Programação

A programação da I Semana da Canção Brasileira é abrangente e diversificada. Foi pensada para valorizar a reflexão do assunto, além de oferecer entretenimento qualificado. No coreto central da cidade se apresentarão, de 21 a 25 de novembro, respectivamente, Arnaldo Antunes, Luiz Tatit e convidados, Chico César, Renato Braz e Banda Glória. No dia 25, domingo, às 11 horas, no Mercado Municipal, o show infantil mais festejado e disputado nas grandes capitais, o espetáculo Palavra Cantada, comandado por Sandra Perez e Paulo Tatit. Na Capela das Mercês, construção mais antiga da cidade, aulas-show, nas quais compositores acompanhados de violão ou viola abordarão temas específicos da música brasileira. No dia 21, Chico Saraiva expõe sua visão contemporânea da melodia brasileira, dia 22, Ivan Vilela fala de música caipira e dia 23, Arthur Nestrovski fala sobre amar o mar, canções de amor e morte.

Na casa Oswaldo Cruz, cientista e filho ilustre da cidade, palestras serão ministradas abordando temas como Canção no Século XX, por Luiz Tatit, O Samba, o Rap e outras bossas, por Walter Garcia e Marchinhas Carnavalescas, por João Rafael Cursino, Thar Ferreira e Marco Rio Branco. No coretinho da cidade, e também no Mercado Municipal, Oficinas Cantadas, onde cada artista mostrará suas composições e falará sobre seu processo criativo. Lá estarão nomes como Alzira Espíndola, Paulo Padilha, José Miguel Wisnik, Chico Saraiva, Elaine Marin, Dante Ozzetti, o grupo Paranga, Quinteto em Branco e Preto, Fabiana Cozza, Galvão Frade e o grupo Estrambelhados e o projeto Caipira.

No antigo prédio da Câmara Municipal, o mestre em musicologia pela USP e professor de história da MPB, Sérgio Molina, vai ministrar o curso História da Música Popular Brasileira – Matrizes e Matizes Composicionais, de segunda a sexta da semana do evento. Dividido em cinco módulos, de duas horas cada um, o professor abordará as origens da música popular brasileira, passando por inúmeros gêneros e movimentos, até chegar aos dias de hoje. Além de tudo isso, uma programação especialmente dedicada às crianças acontecerá nas escolas por meio de oficinas de canto coral, composição e percussão corporal. Para aprofundar o assunto, um amplo debate sobre A Educação Musical no Brasil será realizado no sábado, na Casa Oswaldo Cruz, conduzido por Ricardo Breim, Teca Alencar de Brito e Regina Machado.

Para obter a programação completa, acesse o site www.semanadacancao.com.br.

São Luiz do Paraitinga

A escolha do local do evento promete ser uma atração à parte. A Estância Turística de São Luiz do Paraitinga oferece inúmeros atrativos ecológicos, históricos e culturais, além de óbvia vocação para acolher tal assunto. Ali a cultura popular é algo vivo e pulsante. Seja na reinvenção do Carnaval, onde a população local inteira se mobiliza compondo suas próprias marchinhas, gênero que reina absoluto durante a folia na cidade, passando pela revalorização da cultura caipira, reforçando a importância de mitos e lendas nacionais, ou mesmo como cidade natal de Elpídio dos Santos, autor da maioria das canções das trilhas sonoras dos filmes de Mazzaropi, até como baluarte de tradições religiosas, como a Festa do Divino Espírito Santo, quando congadas, moçambiques e violeiros louvam a Bandeira do Divino.

Como se não bastasse, a cidade abriga o maior acervo arquitetônico colonial do estado, tombado pelo Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo. Tudo isso faz de São Luiz do Paraitinga o lugar ideal para abrigar tal evento, neste e nos próximos anos. O governo do estado já garantiu a permanência da Semana da Canção Brasileira por mais quatro anos. “Além do Carnaval e da Festa do Divino Espírito Santo, agora também teremos no calendário da cidade a Semana da Canção Brasileira. Um evento que vai nos ajudar a incrementar o turismo cultural na região, atraindo um público qualificado”, adianta o prefeito da cidade, Danilo José de Toledo. Opinião reforçada pelo diretor de Cultura da cidade, Galvão Frade. “São Luiz é uma cidade que respira cultura e está pronta para receber um evento desse porte”, completa.

O Natura Musical

O Natura Musical tem por missão estimular e difundir a música raiz-antena. A música que resulta do encontro de elementos tipicamente brasileiros com conceitos, idéias e sonoridades universais. A música que tem raízes na nossa terra ao mesmo tempo em que olha para o mundo.

Desde o lançamento do Natura Musical, em 2005, foram selecionados 85 projetos de diversos gêneros artísticos e estágios de produção musical, atingindo 17 Estados brasileiros de todas as regiões do país e mais de 100 mil pessoas de diferentes idades e classes sociais.

Sobre a Natura

A Natura registrou em 2006 uma receita bruta da ordem de R$ 3,9 bilhões, o que representa um crescimento de 19,9% em relação ao ano anterior. No momento, conta com um quadro de mais de 5.000 colaboradores e 567 mil consultoras no Brasil.

Nas operações internacionais, a receita bruta aumentou 44,3% e o número de consultoras ultrapassou 60 mil. A Empresa opera, no sistema de venda direta, na Argentina, Peru, Chile, México, Venezuela, Colômbia e França, onde mantém ainda sua única loja mundial e um centro satélite de pesquisa e tecnologia. Na Bolívia, a marca está presente por intermédio de um distribuidor.

Serviço

Natura apresenta a I Semana da Canção Brasileira na cidade de São Luiz do Paraitinga
Data: de 19 a 25 de novembro (segunda a domingo)
Horários: atividades das 11h às 23h
Entrada franca
Local: cidade de São Luiz do Paraitinga – Km 42,5 da Rodovia Oswaldo Cruz, estrada entre as cidades de Taubaté e Ubatuba, na serra do Mar.
Informações: (12) 3671-2080

Shows no coreto principal
Dias: 21, 22 e 25 de novembro, às 21h.
Dias: 23 e 24 de novembro, às 23h.

Show Palavra Cantada – Mercado Municipal
Dia 25 de novembro, às 11h.

Festival de Música
Fase - Eliminatórias
Dias: 23 e 24 de novembro, às 21h.

Fase - Final
Dia: 25 de novembro, às 19h.

*Para obter a programação completa, acesse o site www.semanadacancao.com.br.


Assessoria de imprensa Semana da Canção Brasileira
Nota Musical Comunicação
Tels. (11) 3675-1929 / 8398-3887
Sérgio Fogaça (sergiompb@uol.com.br)

Assessoria de Imprensa Natura Musical
Marra Assessoria de Comunicação Ltda.
Tel./fax. (11) 3258-4780
Milene Lugarezi Spinelli (lugarezi@paulomarra.com.br)
Luciano Pereira (pereira@paulomarra.com.br)
Paulo Marra (marra@paulomarra.com.br)
Site: www.paulomarra.com.br


Blogged with Flock

O Autor na Praça Benedito Calixto comemora o Dia do Saci e seus amigos

Antecipando as comemorações do Dia do Saci e seus Amigos (31 de outubro), o projeto O Autor na Praça em parceria com a SOSACI – Sociedade dos Observadores de Saci organizam evento com tarde de autógrafos, leituras e exposição sobre o tema. O jornalista e escritor Mouzar Benedito e o Cartunista José Luiz OHI autografam os livros Saci, O Guardião da Floresta e Anuário do Saci. Haverá algumas intervenções e performances com a participação do ator e mágico cômico Pariat Frota Yepez, interpretando o Prof. Tan-Tan, além do cartunista Júnior Lopes. A data – 31 de outubro - foi estabelecida como dia Municipal pela primeira vez na cidade de São Luiz de Paraitinga-SP, em 2003 através da criação da SOSACI, também já foi definida como dia Municipal na cidade de São Paulo, em 2004, através de projeto da ex-vereadora Tita Dias, também se tornou dia Estadual em São Paulo em 2004, através de projeto do Deputado Estadual Afonso Lobato, também nas cidades de Vitória-ES e São José do Rio Preto-SP. Saiba mais sobre a SOSACI: www.sosaci.org e sobre os autores, os livros, a exposição, imagem da capa do livro e o Manifesto do Saci abaixo.

Serviço:
O Autor na Praça comemora o Dia do Saci e seus amigos.
Espaço Plínio Marcos – Tenda na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto – Pinheiros
Dia 20 de outubro de 2007, sábado, a partir das 10h
Entrada Franca - Informações: Edson Lima - Tel. 3746 6938 / 9586 5577
A Exposição estará instalada na sede da Associação dos Amigos da Praça
Realização: Edson Lima, Associação dos Amigos da Praça Benedito Calixto e SOSACI
Apoio: Restaurante Consulado Mineiro, Max Design, Cantinho Português & Jornal da Praça.

Sobre os livros:
Saci – o guardião da floresta é um livro para didático, mas com informações que interessam também a adultos, especialmente os que querem transmitir a crianças e adolescentes um pouco da mitologia brasileira, de história do Brasil e de noções de meio ambiente. Centrado no Saci, nosso mito mais conhecido no Brasil, o livro é viagem pela mitologia, mas tratando ao mesmo tempo de questões ambientais (especialmente a Mata Atlântica), de história e geografia do Brasil e da língua portuguesa falada no Brasil, com destaque para o dialeto caipira. Editora Salesiana – 72 págs. - R$ 18,00.
http://www.editorasalesiana.com.br/cfdocs/catalogo_interna2.cfm?idlivro=542

O Anuário do Saci é uma agenda que vale até o ano de 2009, mas muito mais que isso: contém também um pouco do “lado B” da história do Brasil, além de mitologia brasileira , tudo com muito humor e muitas ilustrações. Há informações sobre fatos da nossa história nos 366 dias (inclui 29 de fevereiro) e também datas comemorativas. É um livro para ser usado como agenda e manuseado e lido diariamente. Publisher Brasil Editora - R$ 26,00.

Os autores: Ohi, José Luiz Ohi, é jornalista e ilustrador. Tem trabalhos publicados em dezenas de jornais e revistas, além de ilustrações em diversos livros. Mouzar Benedito é jornalista e geógrafo. Trabalhou em vários jornais alternativos (Versus, Pasquim, Em Tempo, Mulherio etc.) e em várias revistas. Tem 15 livros publicados.

A exposição "O Saci e seus amigos" - Organizado pela SOSACI – Sociedade dos Observadores de Saci, tendo como personagem principal o moleque perneta de gorro vermelho, a mostra conta com trabalhos de diversos artistas, entre eles Ziraldo, Paulo Caruso, Marcos Cartum, Davi Calil, Arnaldo Angeli Filho e outros. Com técnicas em nanquim, guache, óleo, grafite, lápis de cor e até arte digital, os desenhos mostram o Saci em várias situações, passando do tradicional ao cômico.


Blogged with Flock

DICAS PRÁTICAS PARA VOCÊ ECONOMIZAR ENERGIA E PROTEGER O PLANETA


 

1.      TAMPE SUAS PANELAS ENQUANTO COZINHA. Parece obvio, não é? E é mesmo! Ao tampar as panelas enquanto cozinha você aproveita o calor que simplesmente se perderia no ar.

 

2.        USE UMA GARRAFA TÉRMICA COM ÁGUA GELADA. Compre daquelas garrafas térmicas de acampamento, de 2 ou 5 litros. Abasteça-a de água bem gelada com uma bandeja de cubos de gelo pela manhã. Você terá água gelada até a noite e evitará o abre-fecha da geladeira toda vez que alguém quiser beber um copo dágua

 

3.        APRENDA A COZINHAR EM PANELA DE PRESSÃO. Acredite... dá pra cozinhar tudo em panela de pressão: Feijão, arroz, macarrão, carne, peixe etc... Muito mais rápido e economizando 70% de gás.

 

4.        COZINHE COM FOGO MÍNIMO. Se você não faltou às aulas de física no 2º grau você sabe: Não adianta, por mais que você aumente o fogo, sua comida não vai cozinhar mais depressa, pois a água não ultrapassa 100ºC em uma panela comum. Com o fogo alto, você vai é queimar sua comida.

 

5.        ANTES DE COZINHAR, RETIRE DA GELADEIRA TODOS OS INGREDIENTES DE UMA SÓ VEZ. Evite o abre-fecha da geladeira toda vez que seu cozido precisar de uma cebola, uma cenoura, etc...

 

6.        COMA MENOS CARNE VERMELHA. A criação de bovinos é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa. Não é piada. Você já sentiu aquele cheiro pavoroso quando você se aproximou de alguma fazenda/criação de gado? Pois é: É metano, um gás inflamável, poluente, e mega fedorento. Além disso, a produção de carne vermelha demanda uma quantidade enorme de água. Para você ter uma idéia: Para produzir 1kg de carne vermelha são necessários 200 litros de água potável. O mesmo quilo de frango só consome 10 litros.

 

7.        NÃO TROQUE O SEU CELULAR. Já foi tempo que celular era sinal de status. Hoje em dia qualquer Zé mane tem. Trocar por um mais moderno para tirar onda? Ninguém se importa. Fique com o antigo pelo menos enquanto estiver funcionando perfeitamente ou em bom estado. Se o problema é a bateria, considere o custo/benefício trocá-la e descartá-la adequadamente, encaminhando-a a postos de coleta. Celulares trouxeram muita comodidade à nossa vida, mas utilizam de derivados de petróleo em suas peças e metais pesados em suas baterias. Além disso, na maioria das vezes sua produção é feita utilizando mão de obra barata em países em desenvolvimento. Utilize seus gadgets até o final da vida útil deles, lembre-se de que eles certamente não foram nada baratos.

 

8.        COMPRE UM VENTILADOR DE TETO. Nem sempre faz calor suficiente pra ser preciso ligar o ar condicionado. Na maioria das vezes um ventilador de teto é o ideal para refrescar o ambiente gastando 90% menos energia. Combinar o uso dos dois também é uma boa idéia. Regule seu ar condicionado para o mínimo e ligue o ventilador de teto.

 

9.        USE SOMENTE PILHAS E BATERIAS RECARREGÁVEIS. É certo que são caras, mas ao uso em médio e longo prazo elas se pagam com muito lucro. Duram anos e podem ser recarregadas em média 1000 vezes.

 

10.        LIMPE OU TROQUE OS FILTROS O SEU AR CONDICIONADO. Um ar condicionado sujo representa 158 quilos de gás carbônico a mais na atmosfera por ano.

 

11.        TROQUE SUAS LÂMPADAS INCANDESCENTES POR FLUORESCENTES. Lâmpadas fluorescentes gastam 60% menos energia que uma incandescente. Assim, você economizará 136 quilos de gás carbônico anualmente.

 

12.        ESCOLHA ELETRODOMÉSTICOS DE BAIXO CONSUMO ENERGÉTICO. Procure por aparelhos com o selo do Procel (no caso de nacionais) ou Energy Star (no caso de importados).

 

13.        NÃO DEIXE SEUS APARELHOS EM STANDBY. Simplesmente desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. A função de standby de um aparelho usa cerca de 15% a 40% da energia consumida quando ele está em uso.

 

14.        MUDE SUA GELADEIRA OU FREEZER DE LUGAR. Ao colocá-los próximos ao fogão, eles utilizam muito mais energia para compensar o ganho de temperatura. Mantenha-os afastados pelos menos 15cm das paredes para evitar o superaquecimento. Colocar roupas e tênis para secar atrás deles então, nem pensar!

 

15.        DESCONGELE GELADEIRAS E FREEZERS ANTIGOS A CADA 15 OU 20 DIAS. O excesso de gelo reduz a circulação de ar frio no aparelho, fazendo que gaste mais energia para compensar. Se for o caso, considere trocar de aparelho. Os novos modelos consomem até metade da energia dos modelos mais antigos, o que subsidia o valor do eletrodoméstico a médio/longo prazo.

 

16.        USE A MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS/LOUÇA SÓ QUANDO ESTIVEREM CHEIAS. Caso você realmente precise usá-las com metade da capacidade, selecione os modos de menor consumo de água. Se você usa lava-louças, não é necessário usar água quente para pratos e talheres pouco sujos. Só o detergente já resolve.

 

17.        RETIRE IMEDIATAMENTE AS ROUPAS DA MÁQUINA DE LAVAR QUANDO ESTIVEREM LIMPAS. As roupas esquecidas na máquina de lavar ficam muito amassadas, exigindo muito mais trabalho e tempo para passar e consumindo assim muito mais energia elétrica.

 

18.        TOME BANHO DE CHUVEIRO. E de preferência, rápido. Um banho de banheira consome até quatro vezes mais energia e água que um chuveiro.

19.        USE MENOS ÁGUA QUENTE. Aquecer água consome muita energia. Para lavar a louça ou as roupas, prefira usar água morna ou fria.

 

20.        PENDURE AO INVÉS DE USAR A SECADORA. Você pode economizar mais de 317 quilos de gás carbônico se pendurar as roupas durante metade do ano ao invés de usar a secadora.

 

21.        NUNCA É DEMAIS LEMBRAR: RECICLE NO TRABALHO E EM CASA. Se a sua cidade ou bairro não tem coleta seletiva, leve o lixo até um posto de coleta. Existem vários na rede Pão de Açúcar. Lembre-se de que o material reciclável deve ser lavado (no caso de plásticos, vidros e metais) e dobrado (papel).

 

22.        FAÇA COMPOSTAGEM. Cerca de 3% do metano que ajuda a causar o efeito estufa é gerado pelo lixo orgânico doméstico. Aprenda a fazer compostagem: além de reduzir o problema, você terá um jardim saudável e bonito.

23.        REDUZA O USO DE EMBALAGENS. Embalagem menor é sinônimo de desperdício de água, combustível e recursos naturais. Prefira embalagens maiores, de preferência com refil. Evite ao máximo comprar água em garrafinhas, leve sempre com você a sua própria.

 

24.        COMPRE PAPEL RECICLADO. Produzir papel reciclado consome de 70 a 90% menos energia do que o papel comum, e poupa nossas florestas.

25.        UTILIZE UMA SACOLA PARA AS COMPRAS. Sacolinhas plásticas descartáveis são um dos grandes inimigos do meio-ambiente. Elas não apenas liberam gás carbônico e metano na atmosfera, como também poluem o solo e o mar. Quando for ao supermercado, leve uma sacola de feira ou suas próprias sacolinhas plásticas.

 

26.        PLANTE UMA ÁRVORE. Uma árvore absorve uma tonelada de gás carbônico durante sua vida. Plante árvores no seu jardim ou inscreva-se em programas como o SOS Mata Atlântica ou Iniciativa Verde.

 

27.        COMPRE ALIMENTOS PRODUZIDOS NA SUA REGIÃO. Fazendo isso, além de economizar combustível, você incentiva o crescimento da sua comunidade, bairro ou cidade.

 

28.        COMPRE ALIMENTOS FRESCOS AO INVÉS DE CONGELADOS. Comida congelada além de mais cara, consome até 10 vezes mais energia para
ser produzida. É uma praticidade que nem sempre vale a pena.

29.        COMPRE ORGÂNICOS. Por enquanto, alimentos orgânicos são um pouco mais caros pois a demanda ainda é pequena no Brasil. Mas você sabia que, além de não usar agrotóxicos, os orgânicos respeitam os ciclos de vida de animais, insetos e ainda por cima absorvem mais gás carbônico da atmosfera que a agricultura "tradicional"? Se toda a produção de soja e milho dos EUA fosse orgânica, cerca de 240 bilhões de quilos de gás carbônico seriam removidos da atmosfera. Portanto, incentive o comércio de orgânicos para que os preços possam cair com o tempo.

 

30.        ANDE MENOS DE CARRO. Use menos o carro e mais o transporte coletivo (ônibus, metrô) ou o limpo (bicicleta ou a pé). Se você deixar o carro em casa 2 vezes por semana, deixará de emitir 700 quilos de poluentes por ano.

31.        NÃO DEIXE O BAGAGEIRO VAZIO EM CIMA DO CARRO. Qualquer peso extra no carro causa aumento no consumo de combustível. Um bagageiro vazio gasta 10% a mais de combustível, devido ao seu peso e aumento da resistência do ar.

 

32.        MANTENHA SEU CARRO REGULADO. Calibre os pneus a cada 15 dias e faça uma revisão completa a cada seis meses, ou de acordo com a recomendação do fabricante. Carros regulados poluem menos. A manutenção correta de apenas 1% da frota de veículos mundial representa meia tonelada de gás carbônico a menos na atmosfera.

 

33.        LAVE O CARRO A SECO. Existem diversas opções de lavagem sem água, algumas até mais baratas do que a lavagem tradicional, que desperdiça centenas de litros a cada lavagem. Procure no seu posto de gasolina ou no estacionamento do shopping.

 

34.        QUANDO FOR TROCAR DE CARRO, ESCOLHA UM MODELO MENOS POLUENTE. Apesar da dúvida sobre o álcool ser menos poluente que a gasolina ou não, existem indícios de que parte do gás carbônico emitido pela sua queima é reabsorvida pela própria cana de açúcar plantada. Carros menores e de motor 1.0 poluem menos. Em cidades como São Paulo, onde no horário de pico anda-se a 10km/h, não faz muito sentido ter carros grandes e potentes para ficar parados nos congestionamentos.

 

35.        USE O TELEFONE OU A INTERNET. A quantas reuniões de 15 minutos você já compareceu esse ano, para as quais teve que dirigir por quase uma hora para ir e outra para voltar? Usar o telefone ou skype pode poupar você de stress, além de economizar um bom dinheiro e poupar a atmosfera.

 

36.        VOE MENOS, REÚNA-SE POR VIDEOCONFERÊNCIA. Reuniões por videoconferência são tão efetivas quanto as presenciais. E deixar de pegar um avião faz uma diferença significativa para a atmosfera.
37.        ECONOMIZE CDS E DVDS. CDs e DVDs sem dúvida são mídias eficientes e baratas, mas você sabia que um CD leva cerca de 450 anos para se decompor e que, ao ser incinerado, ele volta como chuva ácida (como a maioria dos plásticos)? Utilize mídias regraváveis, como CD-RWs, drives USB ou mesmo e-mail ou FTP para carregar ou partilhar seus arquivos. Hoje em dia, são poucos arquivos que não podem ser disponibilizados virtualmente ao invés de em mídias físicas.

 

38.        PROTEJA AS FLORESTAS. Por anos os ambientalistas foram vistos como "eco-chatos". Mas em tempos de aquecimento global, as árvores precisam de mais defensores do que nunca. O papel delas no aquecimento global é crítico, pois mantém a quantidade de gás carbônico controlada na atmosfera.

 

39.        CONSIDERE O IMPACTO DE SEUS INVESTIMENTOS. O dinheiro que você investe não rende juros sozinho. Isso só acontece quando ele é investido em empresas ou países que dão lucro. Na onda da sustentabilidade, vários bancos estão considerando o impacto ambiental das empresas em que investem o dinheiro dos seus clientes. Informe-se com o seu gerente antes de escolher o melhor investimento para você e o meio ambiente.

 

40.        INFORME-SE SOBRE A POLÍTICA AMBIENTAL DAS EMPRESAS QUE VOCÊ CONTRATA. Seja o banco onde você investe ou o fabricante do shampoo que utiliza, todas as empresas deveriam ter políticas ambientais claras para seus consumidores. Ainda que a prática esteja se popularizando, muitas empresas ainda pensam mais nos lucros e na imagem institucional do que em ações concretas. Por isso, não olhe apenas para as ações que a empresa promove, mas também a sua margem de lucro alardeada todos os anos. Será mesmo que eles estão colaborando tanto assim?

 

41.        DESLIGUE O COMPUTADOR. Muita gente tem o péssimo hábito de deixar o computador de casa ou da empresa ligado ininterruptamente, às vezes fazendo downloads, às vezes simplesmente por comodidade. Desligue o computador sempre que for ficar mais de 2 horas sem utilizá-lo e o monitor por até quinze minutos.

 

42.        CONSIDERE TROCAR SEU MONITOR. O maior responsável pelo consumo de energia de um computador é o monitor. Monitores de LCD são mais econômicos, ocupam menos espaço na mesa e estão ficando cada vez mais baratos. O que fazer com o antigo? Doe a instituições como o Comitê para a Democratização da Informática.

 

43.        NO ESCRITÓRIO, DESLIGUE O AR CONDICIONADO UMA HORA ANTES DO FINAL DO EXPEDIENTE. Num período de 8 horas, isso equivale a 12,5% de economia diária, o que equivale a quase um mês de economia no final do ano. Além disso, no final do expediente a temperatura começa a ser mais amena.

 

44.        NÃO PERMITA QUE AS CRIANÇAS BRINQUEM COM ÁGUA.
Banho de mangueira, guerrinha de balões de água e toda sorte de
brincadeiras com água são sem dúvida divertidas, mas passam a equivocada
idéia de que a água é um recurso infinito, justamente para aqueles que mais
precisam de orientação, as crianças. Não deixe que seus filhos brinquem com
água, ensine a eles o valor desse bem tão precioso.

 

45.        NO HOTEL, ECONOMIZE TOALHAS E LENÇOIS. Use o bom senso... Você realmente precisa de uma toalha nova todo dia? Você é tão imundo assim? Em hotéis, o hóspede tem a opção de não ter as toalhas trocadas diariamente, para economizar água e energia. Trocar uma vez a cada 3 dias já está de bom tamanho. O mesmo vale para os lençois, a não ser que
você mije na cama...

 

46.        PARTICIPE DE AÇÕES VIRTUAIS. A Internet é uma arma poderosa na conscientização e mobilização das pessoas. Um exemplo é o site ClickÁrvore, que planta árvores com a ajuda dos internautas. Informe-se e aja!

 

47.        INSTALE UMA VÁLVULA NA SUA DESCARGA. Instale uma válvula para regular a quantidade de água liberada no seu vaso sanitário: mais quantidade para o número 2, menos para o número 1!

 

48.        NÃO PEÇA COMIDA PARA VIAGEM. Se você já foi até o restaurante ou à lanchonete, que tal sentar um pouco e curtir sua comida ao invés de pedir para viagem? Assim você economiza as embalagens de plástico e isopor utilizadas.

 

49.        REGUE AS PLANTAS À NOITE Ao regar as plantas à noite ou de manhãzinha, você impede que a água se perca na evaporação, e também evita choques térmicos que podem agredir suas plantas.

 

50.        FREQUENTE RESTAURANTES NATURAIS/ORGÂNICOS, Com o aumento da consciência para a preservação ambiental, uma gama enorme de restaurantes naturais, orgânicos e vegetarianos está se espalhando pelas cidades. Ainda que você não seja vegetariano, experimente os novos sabores que essa onda verde está trazendo e assim estará incentivando o mercado de produtos orgânicos, livres de agrotóxicos e menos agressivos ao meio-ambiente.

51.        VÁ DE ESCADA. Para subir até dois andares ou descer três, que tal ir de escada? Além de fazer exercício, você economiza energia elétrica dos elevadores.

 

Programa de Domingo

O Programa Na Palma da Mão que será exibido no domingo, dia 21 de
Outubro de 2007 as 9hs30min na TV BANDVALE apresentará o menino
violeiro Fabinho da Viola de Jacareí-SP, jovem talento, interpretando
grandes obras da música caipira tradicional.
Logo em seguida o excelente intérprete Mateus Sartori, acompanhado
pelo ilustre violonista Jardel Caetano, interpretando várias pérolas
do compositor baiano Dorival Caymmi, com sua bela voz, homenageado em
seu segundo CD "Dois de Fevereiro". Este CD faz parte de uma caixa
com desenho inovador, que contém também fotos e DVD, reunindo três
expressões artísticas: a Música, a Fotografia e o Cinema.

domingo, 14 de outubro de 2007

Incêndio no Morro do Cruzeiro, em Taubaté, dura 2 dias


Incêndio no Morro do Cruzeiro, em Taubaté, dura dois dias

SÃO PAULO - Já dura dois dias o incêndio que está destruindo matas, pastagens e propriedades rurais no Morro do Cruzeiro, em Taubaté. Bombeiros, moradores e funcionários de fazendas próximas tentam conter o fogo, mas nem com a ajuda do helicóptero do exército e da Polícia Ambiental o incêndio consegue ser controlado.

A região é de mata fechada e para chegar com os equipamentos até o topo do morro, os bombeiros estão tendo que abrir trilhas pelo caminho e utilizar animais para levar água. O Morro do Cruzeiro é o ponto mais alto de Taubaté com cerca de 1207 metros de altitude.

De acordo com os moradores da região, esse é o segundo incêndio de grandes proporções no local. O último foi em 1999, e teria sido criminoso.

Até agora o fogo já atingiu mata nativa e pastagens, mas, de acordo com a polícia, como o incêndio ainda não foi controlado, não é possível calcular a extensão da área destruída pelo fogo.

- Temos que continuar com os trabalhos de forma incessante, até que esse fogo todo seja controlado - diz o tenente do Corpo de Bombeiros, Luiz Renato.

Segundo os bombeiros, o fogo pode ter sido provocado por algum produtor que tentava limpar o pasto e perdeu o controle da queimada. 

MUITO COMPROMETEDOR

voltaire de souza

Abaixo, a coluna de sexta passada, que não lembrei de linkar.

 

MUITO COMPROMETEDOR

 

Denúncias. Escândalos. A mídia não pára.
Birbantino Bicalho era um experiente parlamentar.
--Não é possível. É uma bomba.
Ele mostrava a matéria de uma revista para seus colegas.
--Você acredita no que estão mostrando aqui?
O grupo discutia em alto grau de exaltação.
--Inverídico. O material é absolutamente inverídico.
--Está tudo distorcido. A realidade é outra.
--Mesmo assim... é de deixar boquiaberto.
--Calma, pessoal... vamos manter a cabeça fria.
--Os detalhes ainda não foram revelados.
--Mas não dá para tapar os olhos diante do que está exposto.
--Concordo. Mas não é caso para o Conselho de Ética.
--Afinal, todo mundo sempre quis tirar sua casquinha...
Um sinal tocou. Avisando que a sessão em plenário ia começar.
A revista com as fotos de Mônica Veloso foi engavetada.
--Vamos, gente, que temos alguns colegas para absolver.
Revistas eróticas, como a política, nem sempre zelam pelos bons costumes.
Mas há sem-vergonhices que nenhuma maquiagem é capaz de embelezar.