quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Natura apresenta a I Semana da Canção Brasileira em São Luiz do Paraitinga

Evento contará com shows de Arnaldo Antunes, Chico César e um Festival de Música para revelar novos talentos, além de palestras, aulas-show, oficinas e debates para reflexão sobre a música brasileira.

A Natura promove, entre os dias 19 e 25 de novembro, a I Semana da Canção Brasileira na Estância Turística de São Luiz do Paraitinga, interior de São Paulo. A programação engloba shows com grandes nomes da MPB, como Arnaldo Antunes e Chico César e, para revelar novos talentos, haverá um Festival de Música na cidade, que é um dos principais pólos turísticos do estado de São Paulo, conhecida por abrigar o maior conjunto arquitetônico colonial e pela cultura festiva de seu povo. O evento tem o patrocínio da Natura e é promovido pelo Governo do Estado de São Paulo e pela Secretaria de Estado da Cultura, com apoio da prefeitura da cidade.

Maior patrimônio cultural do país, a música brasileira é reconhecida no mundo todo como principal fonte de ampliação de divisas. Em seu território, músicos, poetas e instrumentistas se reinventam a cada dia, alimentados por infindáveis referências musicais somadas à criatividade nata. Neste momento em que a sociedade rediscute valores sociais e econômicos e o mercado musical se transforma, é fundamental lançar um olhar mais crítico, mais abrangente à canção popular brasileira. A história da formação da música brasileira, a inegável qualidade da poesia criada e cultivada dentro da canção e os possíveis rumos da educação musical no país são a base das reflexões que serão levantadas nos sete dias de evento.

Palestras, aulas-show, oficinas, debates, Festival de Música para revelar novos talentos, grandes shows e uma atenção especial às crianças e ao ensino de música nas salas de aula são os eixos principais que movimentarão a Estância Turística durante o evento, que tem a curadoria da cantora Suzana Salles, legítima representante da música contemporânea no Brasil. “Durante essa semana pretendemos celebrar a canção popular através de várias atividades que deverão contribuir para uma reflexão mais aprofundada do assunto”, explica Suzana.

A I Semana da Canção Brasileira é produzida pela Allucci & Associados, 3D3 Comunicação e Cultura, Vila 6 Comunicação & Arte e TAO MPB Produções.

Programação

A programação da I Semana da Canção Brasileira é abrangente e diversificada. Foi pensada para valorizar a reflexão do assunto, além de oferecer entretenimento qualificado. No coreto central da cidade se apresentarão, de 21 a 25 de novembro, respectivamente, Arnaldo Antunes, Luiz Tatit e convidados, Chico César, Renato Braz e Banda Glória. No dia 25, domingo, às 11 horas, no Mercado Municipal, o show infantil mais festejado e disputado nas grandes capitais, o espetáculo Palavra Cantada, comandado por Sandra Perez e Paulo Tatit. Na Capela das Mercês, construção mais antiga da cidade, aulas-show, nas quais compositores acompanhados de violão ou viola abordarão temas específicos da música brasileira. No dia 21, Chico Saraiva expõe sua visão contemporânea da melodia brasileira, dia 22, Ivan Vilela fala de música caipira e dia 23, Arthur Nestrovski fala sobre amar o mar, canções de amor e morte.

Na casa Oswaldo Cruz, cientista e filho ilustre da cidade, palestras serão ministradas abordando temas como Canção no Século XX, por Luiz Tatit, O Samba, o Rap e outras bossas, por Walter Garcia e Marchinhas Carnavalescas, por João Rafael Cursino, Thar Ferreira e Marco Rio Branco. No coretinho da cidade, e também no Mercado Municipal, Oficinas Cantadas, onde cada artista mostrará suas composições e falará sobre seu processo criativo. Lá estarão nomes como Alzira Espíndola, Paulo Padilha, José Miguel Wisnik, Chico Saraiva, Elaine Marin, Dante Ozzetti, o grupo Paranga, Quinteto em Branco e Preto, Fabiana Cozza, Galvão Frade e o grupo Estrambelhados e o projeto Caipira.

No antigo prédio da Câmara Municipal, o mestre em musicologia pela USP e professor de história da MPB, Sérgio Molina, vai ministrar o curso História da Música Popular Brasileira – Matrizes e Matizes Composicionais, de segunda a sexta da semana do evento. Dividido em cinco módulos, de duas horas cada um, o professor abordará as origens da música popular brasileira, passando por inúmeros gêneros e movimentos, até chegar aos dias de hoje. Além de tudo isso, uma programação especialmente dedicada às crianças acontecerá nas escolas por meio de oficinas de canto coral, composição e percussão corporal. Para aprofundar o assunto, um amplo debate sobre A Educação Musical no Brasil será realizado no sábado, na Casa Oswaldo Cruz, conduzido por Ricardo Breim, Teca Alencar de Brito e Regina Machado.

Para obter a programação completa, acesse o site www.semanadacancao.com.br.

São Luiz do Paraitinga

A escolha do local do evento promete ser uma atração à parte. A Estância Turística de São Luiz do Paraitinga oferece inúmeros atrativos ecológicos, históricos e culturais, além de óbvia vocação para acolher tal assunto. Ali a cultura popular é algo vivo e pulsante. Seja na reinvenção do Carnaval, onde a população local inteira se mobiliza compondo suas próprias marchinhas, gênero que reina absoluto durante a folia na cidade, passando pela revalorização da cultura caipira, reforçando a importância de mitos e lendas nacionais, ou mesmo como cidade natal de Elpídio dos Santos, autor da maioria das canções das trilhas sonoras dos filmes de Mazzaropi, até como baluarte de tradições religiosas, como a Festa do Divino Espírito Santo, quando congadas, moçambiques e violeiros louvam a Bandeira do Divino.

Como se não bastasse, a cidade abriga o maior acervo arquitetônico colonial do estado, tombado pelo Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo. Tudo isso faz de São Luiz do Paraitinga o lugar ideal para abrigar tal evento, neste e nos próximos anos. O governo do estado já garantiu a permanência da Semana da Canção Brasileira por mais quatro anos. “Além do Carnaval e da Festa do Divino Espírito Santo, agora também teremos no calendário da cidade a Semana da Canção Brasileira. Um evento que vai nos ajudar a incrementar o turismo cultural na região, atraindo um público qualificado”, adianta o prefeito da cidade, Danilo José de Toledo. Opinião reforçada pelo diretor de Cultura da cidade, Galvão Frade. “São Luiz é uma cidade que respira cultura e está pronta para receber um evento desse porte”, completa.

O Natura Musical

O Natura Musical tem por missão estimular e difundir a música raiz-antena. A música que resulta do encontro de elementos tipicamente brasileiros com conceitos, idéias e sonoridades universais. A música que tem raízes na nossa terra ao mesmo tempo em que olha para o mundo.

Desde o lançamento do Natura Musical, em 2005, foram selecionados 85 projetos de diversos gêneros artísticos e estágios de produção musical, atingindo 17 Estados brasileiros de todas as regiões do país e mais de 100 mil pessoas de diferentes idades e classes sociais.

Sobre a Natura

A Natura registrou em 2006 uma receita bruta da ordem de R$ 3,9 bilhões, o que representa um crescimento de 19,9% em relação ao ano anterior. No momento, conta com um quadro de mais de 5.000 colaboradores e 567 mil consultoras no Brasil.

Nas operações internacionais, a receita bruta aumentou 44,3% e o número de consultoras ultrapassou 60 mil. A Empresa opera, no sistema de venda direta, na Argentina, Peru, Chile, México, Venezuela, Colômbia e França, onde mantém ainda sua única loja mundial e um centro satélite de pesquisa e tecnologia. Na Bolívia, a marca está presente por intermédio de um distribuidor.

Serviço

Natura apresenta a I Semana da Canção Brasileira na cidade de São Luiz do Paraitinga
Data: de 19 a 25 de novembro (segunda a domingo)
Horários: atividades das 11h às 23h
Entrada franca
Local: cidade de São Luiz do Paraitinga – Km 42,5 da Rodovia Oswaldo Cruz, estrada entre as cidades de Taubaté e Ubatuba, na serra do Mar.
Informações: (12) 3671-2080

Shows no coreto principal
Dias: 21, 22 e 25 de novembro, às 21h.
Dias: 23 e 24 de novembro, às 23h.

Show Palavra Cantada – Mercado Municipal
Dia 25 de novembro, às 11h.

Festival de Música
Fase - Eliminatórias
Dias: 23 e 24 de novembro, às 21h.

Fase - Final
Dia: 25 de novembro, às 19h.

*Para obter a programação completa, acesse o site www.semanadacancao.com.br.


Assessoria de imprensa Semana da Canção Brasileira
Nota Musical Comunicação
Tels. (11) 3675-1929 / 8398-3887
Sérgio Fogaça (sergiompb@uol.com.br)

Assessoria de Imprensa Natura Musical
Marra Assessoria de Comunicação Ltda.
Tel./fax. (11) 3258-4780
Milene Lugarezi Spinelli (lugarezi@paulomarra.com.br)
Luciano Pereira (pereira@paulomarra.com.br)
Paulo Marra (marra@paulomarra.com.br)
Site: www.paulomarra.com.br


Blogged with Flock

Nenhum comentário: