quinta-feira, 18 de outubro de 2007

O Autor na Praça Benedito Calixto comemora o Dia do Saci e seus amigos

Antecipando as comemorações do Dia do Saci e seus Amigos (31 de outubro), o projeto O Autor na Praça em parceria com a SOSACI – Sociedade dos Observadores de Saci organizam evento com tarde de autógrafos, leituras e exposição sobre o tema. O jornalista e escritor Mouzar Benedito e o Cartunista José Luiz OHI autografam os livros Saci, O Guardião da Floresta e Anuário do Saci. Haverá algumas intervenções e performances com a participação do ator e mágico cômico Pariat Frota Yepez, interpretando o Prof. Tan-Tan, além do cartunista Júnior Lopes. A data – 31 de outubro - foi estabelecida como dia Municipal pela primeira vez na cidade de São Luiz de Paraitinga-SP, em 2003 através da criação da SOSACI, também já foi definida como dia Municipal na cidade de São Paulo, em 2004, através de projeto da ex-vereadora Tita Dias, também se tornou dia Estadual em São Paulo em 2004, através de projeto do Deputado Estadual Afonso Lobato, também nas cidades de Vitória-ES e São José do Rio Preto-SP. Saiba mais sobre a SOSACI: www.sosaci.org e sobre os autores, os livros, a exposição, imagem da capa do livro e o Manifesto do Saci abaixo.

Serviço:
O Autor na Praça comemora o Dia do Saci e seus amigos.
Espaço Plínio Marcos – Tenda na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto – Pinheiros
Dia 20 de outubro de 2007, sábado, a partir das 10h
Entrada Franca - Informações: Edson Lima - Tel. 3746 6938 / 9586 5577
A Exposição estará instalada na sede da Associação dos Amigos da Praça
Realização: Edson Lima, Associação dos Amigos da Praça Benedito Calixto e SOSACI
Apoio: Restaurante Consulado Mineiro, Max Design, Cantinho Português & Jornal da Praça.

Sobre os livros:
Saci – o guardião da floresta é um livro para didático, mas com informações que interessam também a adultos, especialmente os que querem transmitir a crianças e adolescentes um pouco da mitologia brasileira, de história do Brasil e de noções de meio ambiente. Centrado no Saci, nosso mito mais conhecido no Brasil, o livro é viagem pela mitologia, mas tratando ao mesmo tempo de questões ambientais (especialmente a Mata Atlântica), de história e geografia do Brasil e da língua portuguesa falada no Brasil, com destaque para o dialeto caipira. Editora Salesiana – 72 págs. - R$ 18,00.
http://www.editorasalesiana.com.br/cfdocs/catalogo_interna2.cfm?idlivro=542

O Anuário do Saci é uma agenda que vale até o ano de 2009, mas muito mais que isso: contém também um pouco do “lado B” da história do Brasil, além de mitologia brasileira , tudo com muito humor e muitas ilustrações. Há informações sobre fatos da nossa história nos 366 dias (inclui 29 de fevereiro) e também datas comemorativas. É um livro para ser usado como agenda e manuseado e lido diariamente. Publisher Brasil Editora - R$ 26,00.

Os autores: Ohi, José Luiz Ohi, é jornalista e ilustrador. Tem trabalhos publicados em dezenas de jornais e revistas, além de ilustrações em diversos livros. Mouzar Benedito é jornalista e geógrafo. Trabalhou em vários jornais alternativos (Versus, Pasquim, Em Tempo, Mulherio etc.) e em várias revistas. Tem 15 livros publicados.

A exposição "O Saci e seus amigos" - Organizado pela SOSACI – Sociedade dos Observadores de Saci, tendo como personagem principal o moleque perneta de gorro vermelho, a mostra conta com trabalhos de diversos artistas, entre eles Ziraldo, Paulo Caruso, Marcos Cartum, Davi Calil, Arnaldo Angeli Filho e outros. Com técnicas em nanquim, guache, óleo, grafite, lápis de cor e até arte digital, os desenhos mostram o Saci em várias situações, passando do tradicional ao cômico.


Blogged with Flock

Nenhum comentário: